21 de outubro de 2015

Memória de um jardim, de Cláudia Reis

“Lembras-te do jardim da tua casa? Murmura-lhe o coração. Sim, como o recordava! No lago havia uma escultura simbólica – com as largas asas abertas, uma águia se defendia da serpente que lhe enroscava o colo e com garras poderosas, a detinha, esquivando-se ao veneno com que ela a procurava atingir. De quem poderia ser aquela casa senão tua? Na verdade, tal como as roseiras, aquele símbolo se ajustava à sua vida. Sol que seca os pântanos, água que destrói as serpentes, - o Direito, a Justiça, a Lei, não exterminavam o erro, o abuso, a violência, a opressão”. Cecília Meireles. Pequena história de uma grande vida. In: REIS, Cláudia. Memória de um jardim. Rio de Janeiro: 2011. 

Escrito primorosamente por Cláudia Barbosa Reis, o livro “Memória de um jardim” narra as memórias e a trajetória histórica de constituição do jardim histórico da Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. 

O livro traz fotografias que nos remetem a outros tempos do jardim e da vida na cidade do Rio de Janeiro. Publicado em 2011, revela-nos histórias da casa, dos seus moradores e dos jardins. Cláudia nos conta que Rui se dizia um “roseirista”, vocação que lhe deixava saudades, e dedicava um amor e apreços especiais pelas rosas. O próprio Rui plantou diversas das árvores frutíferas presentes no jardim da Casa. 

Em 1930 o jardim passou por uma intensa “recuperação” para ser aberto ao público. 

O livro tem apresentação do querido e sempre inspirador Carlos Fernando de Moura Delphim, que nos convida: “Vamos visitar o museu, percorrer o jardim. No tempo e no espaço. Percamo-nos nos labirintos de nossa fantasia, de uma memória comum a todos que sentem, que podem sentir junto com o outro, ainda que este outro não mais exista... Em uma biblioteca, em um museu, em um jardim, se conservam o passado, o presente, o futuro. O tempo e o não-tempo. A delicadeza da percepção de Cláudia Reis nos ensina a ver além do que é visível”.

A publicação nos encanta pelas fotografias, pela pesquisa atenta e a forma como a autora narra suas descobertas. É escrito com delicadeza e envolvido em poesias, como se espera de um livro sobre jardim.

REIS, Cláudia. Memória de um jardim. Estudo do acervo do Museu Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: 2011.

 

 
Imagens constantes do livro. 

Um comentário: