A inglesa Gertrude Jekyll (1843-1932) foi uma das expoentes mais importantes da arte dos jardins no movimento Arts & Crafts, na Inglaterra. Ao todo, criou mais de 400 jardins no Reino Unido, Europa e América. Ela estudou botânica, anatomia, ótica e a ciência da cor. Escreveu mais de 1.000 artigos sobre os temas em que tinha experiência, publicados principalmente na Country Life, The Garden e Gardening Illustrated.
"O movimento Arts&Crafts, deve a sua origem a uma série de artistas, escritores, empresários e filósofos que reagiram à brutalidade do século XIX e à Revolução Industrial em Inglaterra. Os seus objetivos eram embelezar as coisas práticas, tais como casas ou móveis, enfatizando materiais naturais e artesanato individual. O respeito pelo meio ambiente antecipou muitas das características do movimento ambiental atual.
Este movimento inspirou-se nos princípios do crítico de arte, reformador social e autor, John Ruskin, embora o homem que o tenha posto em prática tenha sido William Morris. Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da Art Nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo do design gráfico, desenho industrial e arquitetura".
"os jardins mantinham a ligação com a paisagem circundante e cresciam em estreita ligação com a casa. Uma relação harmoniosa entre a casa e o ambiente era vital; cada planta deve ser estudada pela sua cultura, folhagem e cor para alcançar um efeito prático, bonito e adequado. O jardim deve revelar pontos de vista inesperados e surpresas pictóricas.
Gertrude não era só uma designer de jardins, ela foi também a criadora de muitos artefatos para casa e jardim, como ferramentas, adornos, cestarias, bordados e vasos".Imagem 4: Fotografia de parte dos jardins de Munstead Wood
Fonte do texto: http://www.portaldojardim.com/…/gertrude-jekyll-artesa-jar…/
Imagem 1: Jekyll's design at Hestercombe Gardens, Somerset
Imagem 2: Munstead Wood, residência e jardins de Gertrude Jekyll por mais de 40 anos.
Imagem 3: Planta de Munstead Wood, residência e jardins de Gertrude Jekyll por mais de 40 anos.
Imagem 5: William Morris, Strawberry Thief furnishing Textile, 1883