No Art. 6 a Carta de Florença, ou a Carta dos Jardins Históricos (ICOMOS, 1981), determinou que: "A denominação de jardim histórico aplica-se de igual forma tantos aos jardins modestos como aos parques monumentais ou ornamentais".
Com esta prerrogativa, o "Jardins pelo mundo" apresenta um pequeno jardim concebido na cidade de Porto Alegre - RS. No quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana foi construído o Jardim Lutzenberger em homenagem ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger (1926-2002). Lutzenberger era amante e defensor das paisagens naturais e via na jardinagem uma ferramenta singular de estímulo à sensibilidade individual para preservação ambiental. É nisto que acreditamos também.
Este pequeno jardim construído no quinto andar de uma edificação mostra que é possível aliar os jardins aos ambientes urbanos e às edificações. Espaços diminutos podem resultar em belos jardins.
"Passear por um jardim é nutrir a alma e conduzi-la pela fantasia do mundo real em sua miríade de cores, texturas, aromas, formas e demais estímulos. Não há natureza sem poesia e, como bem nos ilustra o poeta Mario Quintana, não há poesia sem natureza". Edgar Salla
Mais informações sobre este jardim podem ser obtidas no link:http://www.ccmq.com.br/espacos-da-casa/jardins/jardim-lutzenberger/
Nenhum comentário:
Postar um comentário