No Inventário do Patrimônio Paisagístico Brasileiro, constante da tese de doutorado "O desenho da história no traço da paisagem", a categoria que inclui "CEMITÉRIOS E MEMORIAIS; e MAUSOLÉUS" possui 23 bens listados como Patrimônio Paisagístico Brasileiro. A maioria dos cemitérios listados possui tombamento como patrimônio cultural.
Matéria: Cemitério no Jardim Ângela recebe esculturas e vira espaço de lazer
Considerado em 1996 pela ONU a região urbana mais violenta do mundo, o Jardim Ângela, bairro na periferia da zona sul paulistana, tem hoje em um cemitério uma opção de lazer e acesso à arte.
Numa região que ainda conserva casas precárias de tijolos aparentes, algumas com ligações clandestinas para ter acesso à água e à luz, o cemitério privado Parque das Cerejeiras virou um espaço de entretenimento com ares de país desenvolvido.
"Os moradores do bairro têm poucas opções culturais e recreativas por perto", diz Daniel Arantes, diretor do cemitério. O parque do Ibirapuera fica a 30 km do cemitério; o Burle Marx, a 15 km. Mas os três têm algo em comum: bancos do designer Hugo França espalhados pelo jardim.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1639604-cemiterio-no-jardim-angela-recebe-esculturas-e-vira-espaco-de-lazer.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário