13 de junho de 2014

Jardins pelo mundo - Jardins di Boboli, Firenzi


Para comemorar que o Grupo dos Jardins Históricos atingiu 400 seguidores a "curtir" e amar os Jardins Históricos brasileiros e de todo o mundo, compartilho uma fotografia de um dos mais belos jardins Renascentistas italianos: os jardins de Boboli, no Palácio Pitty, em Florença. 

A imagem mostra a Fontana di Nettuno, em meio a um lago. A Bacia de Netuno foi construída em 1777 e contém parte das águas que irrigam o jardim e que aloja a Fonte de Neptuno (Fontana di Nettuno) chamada pelos florentinos de “Fonte da Forquilha” (Fontana della Forchetta).


O paisagismo do jardim foi encomendado a Niccolò Tribolo, antigo arquiteto dos jardins das villas dos Médici em Castello e Petraia, pela família Mèdici - proprietária do Castelo Pitty. Tribolo foi quem desenhou os Giardino dei Semplici de Florença, datado de 01 de dezembro de 1545. Contudo, foi Bartolomeo Ammannati (1511-1592) quem completou as obras após a morte de Tribolo.

Os jardins de Boboli são um museu a céu aberto, com inúmeras esculturas e estátuas, que rememoram a mitologia greco-romana, além de lagos e chafarizes e uma belíssima gruta denominada Gruta de Madama (Grotta di Madama) concebida por Tribolo e ricamente decorada com esponjas e estalactites.



Nenhum comentário:

Postar um comentário