Alô baianos! O Passeio Público de Salvador (BA)
Na litografia de Victor Frond, provavelmente do ano de 1858, vemos colunas encimadas por vasos e estátuas, além do obelisco no Passeio Público de Salvador. A vista para o mar faz-nos recordar o Passeio Publico do Rio de Janeiro e o de Fortaleza. O Passeio Público de Salvador foi inaugurado em 1810 pelo 8º Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito, então governador da Bahia (1810 – 1918).
O obelisco de forma piramidal, em mármore português, foi inaugurado em 1815 para comemorar (e fazer rememorar) a passagem do Príncipe Regente (Dom João VI) e da família real portuguesa por Salvador em 1808. E, claro, inspirado no do Rio de Janeiro. Em 1913, o governador J. J. Seabra transferiu o obelisco para a Praça da Aclamação, ocupando o lugar de outro monumento: o busto do primeiro governador eleito da Bahia (1892 – 1896) – transferido, por sua vez, para o Largo da Vitória.
Alguém poderia nos contar qualquer coisa sobre o obelisco e o Passeio Público? Ao que parece, o Passeio Publico localiza-se nas proximidades da Praça da Aclamação e do Teatro Vila Velha, na Avenida Sete de Setembro (https://goo.gl/maps/5hLCC). Qual o estado de conservação do Passeio Público e do Obelisco? Alguém tem fotografias atuais? Ainda possui vista para o mar? Quem as tiver, compartilhe conosco aqui no Grupo!
Imagem: O mirante e o Obelisco do Passeio Público em ilustração com base em fotografia de Victor Frond, cerca de 1858.
Nenhum comentário:
Postar um comentário