Este interessante desenho do Palácio da Quinta de São Cristóvão foi publicado no livro de Gilberto Ferrez. Nele aparecem estátuas no coroamento da fachada à esquerda e vasos encimando as colunas do muro. O desenho seria da autoria de Frielieux [Fer de le ?]. ca. 1835. Fonte: FERREZ, 2000, p. 122. No entanto, esta fonte representada em frente ao Palácio não aparece em nenhuma outra imagem do período ou posterior. Parece-nos que ela desapareceu com a reforma empreendida por Glaziou na Quinta da Boa Vista por volta da década de 1860-70.
Esta imagem (entre outras) consta do artigo que publiquei na Revista Espaço Acadêmico sobre os ornatos de arquitetura para jardins no ecletismo do paisagismo brasileiro. Disponível neste link.
De acordo com Achilles Pagalidis: esta outra imagem, de Karl Robert Barton Von Planitz, é peça da coleção do casal Maria Cecília e Cândido de Paula Machado Guinle. (Fonte: Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário